top of page

Coronavírus no Centro das Questões Mundiais


Lima, Marcos Serra.2020



Resumo

Passado mais de um ano, o corona vírus persiste nas principais questões mundiais, carregando consigo inúmeras mortes, conflito de poder entre os principais países e a revolta do povo diante a desigualdade e necessidades que resultam de uma crise econômica provocada pelo período pandêmico.


Palavras-chaves: Corona vírus; Conflito; Desigualdade.


No dia 31 de maio deste ano, a China detectou o primeiro contágio de gripe aviária (H10N3) em humanos. Um homem de 41 anos da província de Jiangsu foi diagnosticado com a doença e o país passa a ficar em alerta para o contágio de mais indivíduos. Apesar dos pesquisadores chineses alegarem que o risco de contágio com a doença é relativamente baixo e não se tendo indícios de que essa doença possa ser transmitida de uma pessoa para outra (de modo que esta doença não teria potencial pandêmico). Mesmo com as falas do Órgão de Saúde Chinês (a Comissão Nacional de Saúde) que visam evitar tumulto e preocupações, alguns cientistas se mostram preocupados com o potencial do vírus, mas, de toda forma, até o momento não há registro de transmissão entre humanos. ‘’

As relações entre Estados Unidos e China permanecem tensas, mesmo após a ascensão de Biden ao comando da Casa Branca. Observamos novas tensões entre os dois países, que além das batalhas no campo econômico, comercial e tecnológico, ainda se encontram em um conflito ideológico. Nesta semana Biden encarregou a CIA de Fazer uma investigação independente acerca da origem do Corona vírus, visto sua desconfiança de que o vírus tenha se proliferado graças a falhas em um dos laboratórios chineses. Desta maneira, a teoria da conspiração (até que se prove o contrário) que busca imputar à China a culpa pela pandemia ganha força. De acordo com a matéria do jornal El País, Biden compreende a China como um adversário, entendendo os conflitos entre os dois Estados como uma batalha entre Democracia e “Ditadura”. Ao discursar na última quarta-feira (26/05) e defender que o vírus teve origem em um laboratório chinês, Biden demonstra que a política externa norte-americana de seu governo terá algumas semelhanças com a política externa do governo anterior. A China recusa esta ideia, e compreende as falas e acusações feitas por Biden e por diversos norte-americanos como falácias que buscam afetar o poder chinês no sistema internacional.

No dia 29 de maio de 2021 ocorreram manifestações contra o governo do preside brasileiro Jair Bolsonaro. Milhões de pessoas foram às ruas em todas as capitais do país. Os principais objetivos das manifestações podem ser resumidos da seguinte forma: pedidos por maior responsabilidade do governo federal para com a pandemia; pedidos por uma vacinação mais rápida e eficiente; pedidos por imputação de crimes contra o presidente pelos descasos na gestão da pandemia e pedidos de impeachment. É notório que alguns veículos de comunicação não comunicaram a população acerca das manifestações, o que gerou grandes revoltas.

Os protestos na Colômbia continuam a todo vapor. Iniciados em 28 de abril, contra a tentativa do governo de Iván Duque, de elevar a carga tributária do país. Os efeitos da pandemia levaram o povo a se revoltar com os efeitos negativos que poderiam ser observados com a reforma tributária, o que afetaria de forma direta a grande maioria da população que se encontra marginalizada e vivendo em condições precárias no país. Em sua entrevista para o El País, Duque afirma que se encontra em um Estado de exceção, onde mais de dois mil manifestantes foram levemente ou gravemente feridos pelas forças policiais colombianas (que estão reprimindo intensamente os protestos) e mais de 50 pessoas já perderam a vida. A tentativa de acabar com a revolta social é constante por parte do governo colombiano, que teme que tais protestos, que já duram mais de um mês, levem a outra revolução social, como a que ocorreu no Chile meses atrás.

Os debates acerca da nova constituinte estão em andamento no Chile. Espera-se que a nova carta magna do Estado chileno entre os legados de Pinochet ao mesmo tempo em que promova uma democracia mais justa e igualitária. A eleição dos para os membros da constituinte apresentaram elevados graus de diversidade, sendo eleitos um nome elevados de indivíduos pertencentes aos povos originários e também um grande número de mulheres, de forma que a busca por maior igualdade de gênero e raça no país está mais próxima do que nunca.



Considerações Finais


O cenário pandêmico continua alterando a vida das pessoas, conflitos que já existiam entre EUA e China se intensificam, as desigualdades nos países se tornam mais evidentes e os seus problemas internos também afloram cada vez mais. Para compreender o cenário atual é necessário observar o passado, que agora conta com a intensificação provocada pelo não tão novo, vírus.



Referências Bibliográficas


MARS, Amanda. Investigação sobre o corona vírus agrava atritos entre EUA e China. EL PAÍS. Washington / Pequim, 2021. https://brasil.elpais.com/internacional/2021-05-31/investigacao-sobre-o-coronavirus-agrava-atritos-entre-eua-e-china.html


LOPES, Nathan. Manifestações contra Bolsonaro geram temor em médicos devido à pandemia. UOL Notícias. São Paulo, 2021. https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2021/05/28/manifestacoes-29-maio-pandemia.htm


AHRENS, Jan Martínez. Iván Duque: “Não vou aceitar que ninguém sangre a Colômbia até a morte”. El País. Bogotá, 2021. https://brasil.elpais.com/internacional/2021-06-01/ivan-duque-nao-vou-aceitar-que-ninguem-sangre-a-colombia-ate-a-morte.html


Comments


bottom of page