DICOTOMIA SOCIAL DA IMIGRAÇÃO NA ITÁLIA.
- Francesco Battista Casali
- 15 de mar. de 2024
- 4 min de leitura
RESUMO
Imigração é um tópico cuja relevância escalou nas últimas décadas, ganhando cada vez mais atenção por parte da mídia. Na Itália isso não é nada diferente, o assunto já é debatido no governo desde a década de 80 com políticas para regularizar a imigração, essa é uma discussão que circula pelas ruas italianas a um bom tempo, entretanto parece haver uma discordância na sociedade sobre as razões e impactos de tal evento cuja profundidade é imensa (EUROPEAN COMMISSION, 2024)
Palavras-chave: Itália; Imigração; Europa;
DESENVOLVIMENTO
Não é novidade o tópico de imigração quando se trata da Europa como um todo, seja resultado de conflitos nos balcãs na década de 90, conflitos no oriente médio e África nos anos 2000, ou mais recentemente a guerra da Ucrânia, entretanto quando analisa-se especificamente o caso italiano, nota-se uma clara maioria africana e do oriente médio (STATISTA, 2023).
De 2011 para 2021, o número de refugiados reconhecidos pelo governo italiano, aumentou em quase 2500% (STATISTA, 2023).
Não só isso, mas também nota-se que uma grande parte desses imigrantes chegam no país via meios marítimos, o ápice foi em 2017 com quase 200 mil desembarques irregulares de imigrantes em terras italianas (VILLA, 2021).

Fonte: (elaborazioni ISPI su dati Ministero dell’Interno apud VILLA, 2021).
"Entre os imigrantes provenientes do chifre da África, em particular da Eritreia, o motivo principal da fuga deve-se ao serviço militar obrigatório por tempo indeterminado, um sistema comparável a trabalho forçado, alcançando impressionantes 91%. Enquanto os fatores que causam imigração em países da África subsaariana ocidental são muito mais heterogêneos, tendo como maior destaque a perseguição política representando 14%" (ESODI, [202?], TRADUÇÃO NOSSA).

Fonte: (EPA - Guarda costeira da Itália encontrou a embarcação à deriva repleta de pessoas, algumas das quais feridas apud BBC GERAL, 2021).
"Desde 2012 imigrantes na Itália são obrigados a participar do "acordo de integração" a partir do momento em que obtém uma residência, dessa maneira devem atingir objetivos de integração nos dois anos seguintes. Isso é feito através de testes referentes a língua italiana, conhecimento da constituição, vida civil e instituições, visando assim criar uma maior concordância e estabilidade dentro da sociedade italiana. Entretanto são isentos desse requisito vítimas de tráfico, menores de idade ou imigrantes desabilitados" (EUROPEAN COMMISSION, [20--?], TRADUÇÃO NOSSA).
"Um grupo de relatores enviados pela UN diz que os direitos de imigrantes estão em risco devido a atmosfera de discriminação espalhada pela Itália. O país vem enfrentando sérios desafios devido a uma falta de auxílio solidário por outros países europeus, porém políticas inclusivas beneficiariam o povo italiano, não só os imigrantes" (ITALIAN COALITION FOR CIVIL LIBERTIES AND RIGHTS, 2018, TRADUÇÃO NOSSA).
Pesquisas apontam que uma grande parcela da população italiana tem uma ideia erronia sobre a taxa de imigrantes no país, de acordo com a pesquisa os mesmos acreditam em uma porcentagem de 30% de imigrantes dentro de seu território, da qual na realidade trata-se de apenas 8%. Outros dados, ainda referente a este estudo, indicam que 52,6% dos italianos pensam que aumento do número de imigrantes acaba por influenciar em maior difusão da criminalidade e terrorismo (RFI, 2018).
"Imigração por si só não é um evento dramático, e sim um ordinário. Europeus por si só tendem a ser migrantes, tendo as vezes estudado fora de seu país. Entretanto, a chegada de certos grupos que, apesar de minorias, recebem muita atenção como refugiados. E com razões compreensíveis dado que muitos morrem pelo caminho em rotas perigosas pelo mediterrâneo, o que levanta questionamentos sobre resgate dado que criminais e traficantes podem estar envolvidos" (UNITED NATIONS, 2023, TRADUÇÃO NOSSA).
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Com um mundo cada vez mais globalizado e interligado, imigração e emigração tornam-se cada vez mais normalizados, entretanto o caso italiano é de destaque dado as razões e consequências de tal imigração, apesar do problema não ser nenhuma novidade ele continua causando debate dentro da sociedade italiana, apesar dos projetos de integração social, a raiz do problema continua existindo.
Por certo é que o povo italiano vem lidando com consequências de países vizinhos nas últimas décadas, como deveria uma nação tão renomada e famosa por toda a história como a Itália resolver um dilema como esse?
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
EUROPEAN COMMISSION. Governance of migrant integration in Italy: Integration programme. [S. l.], [20--?]. Disponível em: https://migrant-integration.ec.europa.eu/country-governance/governance-migrant-integration-italy_en. Acesso em: 10 mar. 2024.
STATISTA. Number of refugees in Italy from 1992 to 2022. [S. l.], 2023. Disponível em: https://www.statista.com/statistics/1095402/number-of-refugees-in-italy/. Acesso em: 8 mar. 2024.
VILLA, Matteo. Fact-checking: migrazioni 2021: Vero o falso. [S. l.], 1 jul. 2021. Disponível em: https://www.ispionline.it/it/pubblicazione/ispitel-fact-checking-migrazioni-2021-31027?gad_source=1&gclid=EAIaIQobChMIktvkmtvohAMV81pIAB1i7goSEAAYASAAEgJgIfD_BwE. Acesso em: 8 mar. 2024.
RFI. Itália: estudo mostra que população tem ideias equivocada sobre imigrantes: Um relatório da comissão parlamentar italiana sobre Intolerância, Xenofobia e Racismo, divulgado em 6 de julho, mostra que uma parcela da população acredita que há mais imigrantes no país do que mostram as estatísticas. [S. l.], 1 ago. 2018. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/08/01/italia-estudo-mostra-que-populacao-tem-ideias-equivocada-sobre-imigrantes.ghtml. Acesso em: 9 mar. 2024.
ESODI. Migratory routes from Sub-Saharan Countries to Europe. [S. l.], [202?]. Disponível em: https://esodi.mediciperidirittiumani.org/. Acesso em: 9 mar. 2024.
ITALIAN COALITION FOR CIVIL LIBERTIES AND RIGHTS. UN Experts Concerned about Rising Xenophobia in Italy: The UN is sending a group of experts to Italy to monitor the environment for refugees and foreigners in general, as a new law ramps up racism and hatred in the country. [S. l.], 19 dez. 2018. Disponível em: https://www.liberties.eu/en/stories/un-experts-concern-hatred-legal-changes-italy/16353. Acesso em: 10 mar. 2024.
BBC GERAL. A impactante imagem de 500 migrantes ‘transbordando‘ de barco encontrado perto da Itália: A guarda costeira italiana contabilizou 539 passageiros, entre eles mulheres e crianças sentadas perigosamente nas laterais da embarcação, com as pernas penduradas para fora. Eram migrantes que deixaram a Líbia na tentativa de obter asilo o refúgio na Europa. [S. l.], 29 ago. 2021. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/mundo/2021/08/4946562-a-impactante-imagem-de-500-migrantes-transbordando-de-barco-encontrado-perto-da-italia.html. Acesso em: 10 mar. 2024.
UNITED NATIONS. Migration to the EU: facts, not perceptions. [S. l.], 14 dez. 2023. Disponível em: https://unric.org/en/migration-to-the-eu-facts-not-perceptions/#:~:text=In%202021%2C%202.26%20million%20people,that%20also%20reflect%20previous%20arrivals. Acesso em: 11 mar. 2024.
Comments