top of page

Israel x Irã: Como isso afeta a região.

Atualizado: 22 de jun. de 2024

Resumo

Nos últimos meses o Oriente Médio vem sendo centro dos holofotes internacionais, sendo o maior destaque a nação de Israel e seus conflitos regionais. A região é notória por uma forte instabilidade política e social nas últimas décadas, no ano passado, no dia 7 de outubro iniciou-se o conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas, recentemente também vimos a emergência do conflito entre Israel e a potência regional, Irã. Conflito esse com uma história extremamente profunda e complexa, nesse artigo abordaremos parte da história por trás do conflito e seus eventos recentes mais relevantes, assim como todos os países envolvidos.

Palavras-Chave: Israel; Irã; Hamas; Oriente Médio; Guerra;


(Fonte: MORENO apud CNN, 2024).


Relações Israel e Irã


As nações mantiveram relações positivas até 1979. Vale ressaltar que, existem judeus no Irã há mais de 2500 anos. A mudança nas relações entre os dois povos começou após a Guerra dos Seis Dias, por mais que o Irã não estivesse envolvido diretamente (WIKIPÉDIA, [201?]; CNN, 2024; BBC, 2024).


Guerra dos Seis Dias


A guerra perdurou de 5 a 10 de junho de 1967. O começo da guerra foi em maio, quando o Egito ordenou que as forças de segurança da ONU, presentes na Península do Sinai, fossem retiradas. Além disso, o então presidente do Egito, Gamal Abdel Nasser, ordenou que a nação egípcia realizasse um  bloqueio no Estreito de Tiran. Mediante a todos estes fatores, em 5 de junho de 1967, Israel realizou um ataque militar contra o Egito. Além disso, Israel atacou Síria e Jordânia. Israel conquistou a Faixa de Gaza, no qual, pertenciam ao Egito. Além disso, conseguiu tomar o controle da Cisjordânia e de Jerusalém. O bloqueio no Estreito de Tiran foi desfeito por Israel. Ademais, realizou uma incursão na Síria, no qual, apossa-se do território das Colinas de Golã. A guerra terminou no dia 10 de junho, às 18:30, quando as nações do Egito e da Síria assinaram o armistício (WIKIPÉDIA, [20-?]; SILVA,  [20--?]; FERNANDES, [20--?]; WIKIPÉDIA, [200-?]).


Liga Árabe (1967)


Criada em 1945, na cidade do Cairo no Egito, a Liga de Estados Árabes visava o fortalecimento das nações signatárias: Egito, Iraque, Transjordânia (sendo a atual Jordânia), Líbano, Síria, Arábia Saudita e, neste mesmo ano o Iêmen adentrou a liga). Tem como principal objetivo a promoção dos interesses culturais, econômicos e políticos. (WIKIPÉDIA, [20--?]; ILAN, 2020; GUITARRARA, [20--?]).


As nações árabes sofreram com a situação, principalmente devido ao Pan Arabismo (nacionalismo árabe) . Pan Arabismo visa reforçar a perspectiva que as nações árabes estão intrinsecamente conectadas. Além disso, visam manifestar-se contrariamente às políticas ocidentais de imiscuir-se no mundo árabe e ao colonialismo.  (ILAN, 2020; PINTO, 2016; WIKIPÉDIA, [200-?]).


O principal exército pertencia ao Estado do Egito, através da liderança de Gamal Abdel Nasser, buscavam o restabelecimento dos povos árabes na região. Mediante a situação, foi organizada uma reunião da Liga, visando compreender a conjuntura dos países árabes à situação. Estiveram presentes os países: Kuwait, Sudão, Argélia, Jordânia, Egito, Iraque, Líbano e Síria. O encontro ocorreu dos dias 26 de agosto a 1 de setembro, em Cartum. No dia primeiro de setembro, publicaram a Resolução de Cartum, no qual, continha 7 tópicos, sendo o principal o 3° tópico: (ILAN, 2020; WIKIPÉDIA, [201-?]).


“Os chefes de Estado árabes concordaram em unir seus esforços políticos em nível internacional e diplomático para eliminar os efeitos da agressão e garantir a retirada das agressivas forças israelenses das terras árabes ocupadas desde a agressão de 5 de junho. Isso será feito dentro da estrutura dos principais princípios pelos quais os países árabes respeitam, ou seja, sem paz com Israel, nenhum reconhecimento de Israel, nenhuma negociação com ele e insistência nos direitos do povo palestino em seu próprio país.” (WIKIPÉDIA, [201-?]).


Hamas

 

Fundado em 1987, o grupo Hamas, conhecido como Movimento de Resistência Islâmica, foi fundado depois da Primeira Intifada (1987). É considerado terrorista por diversas nações como EUA, Israel, Japão e UE (WIKIPÉDIA,  [20--?]; UOL, 2023; VASCONCELOS, 2023; REDAÇÃO, [20--?]; FOLHA DE SÃO PAULO, [20--?]).


Desde o princípio, o grupo terrorista busca lutar pela Palestina e pelo povo palestino. Em 1993, estavam ocorrendo os Acordos de Paz de Oslo entre a OLP e Israel, mediados pelo presidente estadunidense Bill Clinton. Neste mesmo período, a Organização para a Libertação da Palestina (OLP), através do presidente Yasser Arafat, afirmou que reconhecia o Estado de Israel em uma carta escrita para o Primeiro-Ministro de Israel, Yitzhak Rabin. Entretanto, o grupo terrorista não concordou com a carta e continuou atacando Israel (WIKIPÉDIA, [20–?]; WIKIPÉDIA [20--?]; WIKIPÉDIA, [200-?]; UOL, 2023; LÉON, 2023).


(Fonte: Getty Images apud BORGES, 2023).


No ano de 2006, ocorreram eleições legislativas na Palestina, o grupo obteve a maioria das vagas, logo após ocorreu uma Guerra Civil  (2007) e, desde então, o grupo detém o controle da região (WIKIPÉDIA [20--?]; UOL, 2023; LÉON, 2023).


Outubro de 2023


Em 12 de outubro de 2023, Olaf Scholz, chanceler federal da Alemanha, realizou um discurso na câmara baixa do Parlamento, comentando sobre os recentes ataques feitos pelo grupo terrorista Hamas:(DW, 2023; DW - MADE FOR MINDS, 2023; REDAÇÃO O ANTAGONISTA, 2023; MISTO BRASIL, 2023; RFI COM AFP, 2023).


“Não temos evidências claras de que o Irã tenha fornecido de maneira concreta apoio operacional a esse ataque covarde do Hamas. No entanto, está claro para nós que, sem o apoio iraniano nos últimos anos, o Hamas não teria a capacidade de realizar esses ataques sem precedentes no território israelense.” - (Olaf Scholz apud REDAÇÃO O ANTAGONISTA, 2023).


Eventos Recentes


Na segunda-feira, dia primeiro de abril às 11 horas da manhã, pelo horário de Brasília, as forças armadas Israelitas lançaram um bombardeio direcionado à cidade de Damascos ao norte da fronteira, na Síria, país vizinho. O ataque foi direcionado ao consulado Iraniano na cidade, atingiu membros do Exército dos Guardiães da revolução Islâmica, (IRGC), deixando diversos feridos, 7 mortos iranianos de acordo com um pronunciamento do próprio IRGC, dentre os quais um general iraniano, Mohammed Reza Zahedi, além de outros 6 civis Sírios. (ALJAZEERA; NEWS AGENCIES, 2024; QIBLAWI, 2024; REGAN; ALKHSHALI; QIBLAWI, 2024).


Desde o começo do conflito Israelita contra as forças armadas do grupo terrorista, Hamas, na faixa de Gaza, no dia 7 de outubro de 2023, esse ataque chamou a atenção de todo o globo uma vez que poderia facilmente escalar o conflito e envolver diretamente uma potência regional como o Iran. O ministro das relações exteriores Iraniano, Hossein Amir-Abdollahian, reafirmou a culpa de Israel no ataque, apontou para uma violação de obrigações e convenções internacionais, destacou a ameaça para a paz e segurança regional além de reservar o direito à Tehrân (capital Iraniana) para “tomar uma resposta decisiva” (ALJAZEERA; NEWS AGENCIES, 2024; BBC, 2024).


Oficiais americanos em um pronunciamento alertaram para uma possível retaliação na semana seguinte em Israel e afirmam que a gestão Biden não teve nenhuma informação prévia e não estavam envolvidos no ataque (United [...], 2024).

(Firas Makdesi/Reuters apud DYER, 2024).


Em sequência, Na noite do dia 13 de abril, às 17:00 pelo horário de Brasília, o Iran, juntamente a outros países da região como, Síria e Iêmen, conduziu um ataque aéreo, direcionado à Israel, com mais de 120 mísseis balísticos, 170 drones e mais de 30 mísseis de cruzeiro de acordo com a Associated Press. Segundo o exército israelita, por volta de 99% dos projéteis foram interceptados graça a ajuda das forças militares dos EUA, Reino Unido, França e da Jordânia, a qual teve seu espaço aéreo violado durante esse ataque, tal informação foi posteriormente confirmada pela inteligência norte-americana e primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, em pronunciamento. Alguns destroços alcançaram o solo e alguns mísseis atingiram parcialmente uma base militar Iraniana no sul do país, porém não causaram danos significativos de acordo com as forças locais. (ALJAZEERA, 2024; BROWN, 2024; LOPEZ; DOD NEWS, 2024).


Conforme antecipado pelo governo Iraniano e especialistas por todo o globo, as forças militares do Irã decidiram retaliar o ataque anterior do dia primeiro de uma maneira muito impactante e chamativa. Vale lembrar que anteriormente, líder Iraniano Ayatollah Ali Khamenei, definiu a existência de Israel como cancerígena e que o “tumor” há de ser eliminado (BERG; SPENDER; BEALE; DEFENCE CORRESPONDENT, 2024).


Em pronunciamento nas redes sociais, o presidente Israelita, Benjamin Netanyahu, disse que o país já estava prevendo uma retaliação por parte do Irã, que Israel está preparado para qualquer situação e agradeceu seus aliados americanos e europeus pelo suporte fornecido (ALJAZEERA, 2024).


O atual presidente americano, Joe Biden, conversou com Netanyahu no sábado à noite e nas redes sociais destacou que dado os pequenos danos causados pelo ataque iraniano, Israel não deveria revidar. Anteriormente o governo americano já se posicionou a favor de evitar uma escalada ainda maior do conflito no Oriente Médio. De acordo com Washington, o desempenho das forças israelitas e aliadas em interceptar os projéteis iranianos foi um incrível sucesso militar (HERMAN; POWELL, 2024).

(Fonte: MISHRA, 2024).


No último domingo, dia 19, o presidente Iraniano, Ebrahim Raisi, foi vítima de um acidente aéreo de helicóptero, às 13:00 pelo horário local, que levou a sua morte e dos outros passageiros. Outras duas aeronaves com oficiais da comissão presidencial seguiram e aterrissaram em segurança. O presidente estava voltando de uma reunião no Azerbaijão e seu helicóptero foi vítima de condições climáticas extremas ainda dentro do território Azerbaijão em uma região montanhosa no leste do país, de acordo com Pir-Hossein Kolivand, chefe do Crescente Vermelho Iraniano, 73 equipes de resgates foram enviadas para o local, porém infelizmente o Raisi não sobreviveu. Valido destacar que Raisi foi eleito em 2021com uma adesão popular a eleição de 48%, a menor na história do país. O Irã declarou 5 dias de luto em homenagem ao falecido presidente, o qual será lembrado por uma política externa agressiva e opressão à oponentes (PORTO; FREUA 2024; G1, 2024; REUTERS, 2024).


(Fonte: REUTERS; Leonardo Fernandez Viloria apud PORTO; FREUA, 2024).


Considerações Finais


Analisando o delicado cenário internacional atual do oriente médio, é difícil prever o que nos aguarda no futuro, Irã e Israel são duas nações com muita influência regional, seus líderes carregam grande responsabilidade por diversos eventos que afetam a vida de milhões, seja positivamente ou negativamente. Os esforços internacionais de outras nações para pacificar a região certamente são bem vindos em um primeiro momento, porém começa-se a questionar a intervenção de nações americanas e europeias nessa guerra.


Esse conflito que saiu dos livros de história e retornou para os noticiários do mundo todo resulta na perda de inúmeras vidas, espera-se um dia consigamos superá-lo e fazê-lo retornar para os livros de história.



PESQUISA PARA DOAÇÕES:


1. Cozinhas Solidárias: doações pelo site apoia.se/EnchetesRS ou pelo pix enchentes@apoia.se

2. Agência dos Correios estão recebendo doações de alimentos não perecíveis da cesta básica, produtos de higiene pessoal, material de higiene no geral e itens de vestuário

3. A CUFA está aceitando doações de roupas, alimentos, itens de higiene pessoal e cobertores. Doações em dinheiro estão sendo feitas pelo pix doacoes@cufa.org.br

4. MST está recebendo pix pelo número 09352141000148

5. Governo do Rio Grande do Sul está recebendo doações pelo pix 92.958.800/0001-38

6. Grad Brasil também está revendo doações via pix doe@gradbrasil.org.br



Referências Bibliográficas


ALJAZEERA. Canadian embassy in Syria damaged in Israeli strike on Iranian embassy next door. Aljazeera, [S. l.], p. 1-1, 14 abr. 2024. Disponível em: https://www.aljazeera.com/news/2024/4/14/iran-attacks-israel-with-over-300-drones-missiles-what-you-need-to-know. Acesso em: 23 maio 2024.


ALJAZEERA. Iran attacks Israel with over 300 drones, missiles: What you need to know. Aljazeera, [S. l.], p. 1-1, 14 abr. 2024. Disponível em: https://www.aljazeera.com/news/2024/4/14/iran-attacks-israel-with-over-300-drones-missiles-what-you-need-to-know. Acesso em: 23 maio 2024.


ALJAZEERA; NEWS AGENCIES. Israel strikes Iran consulate in Syria’s capital Damascus: What we know. Aljazeera, [S. l.], p. 1-1, 2 abr. 2024. Disponível em: https://www.aljazeera.com/news/2024/4/2/attack-on-iran-consulate-in-damascus-what-do-we-know. Acesso em: 22 maio 2024.


BBC. Israel Gaza war: History of the conflict explained. BBC, [S. l.], p. 1-1, 5 abr. 2024. Disponível em: https://www.bbc.com/news/newsbeat-44124396. Acesso em: 22 maio 2024.


BBC. Qual a origem da rivalidade entre Israel e Irã e como ela está sendo intensificada pela guerra em Gaza: Houve um tempo em que as relações entre os dois países eram cordiais. Tudo mudou, porém, com a ascensão dos aiatolás ao poder em 1979.. [S. l.], 8 abr. 2024. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2024/04/08/qual-a-origem-da-rivalidade-entre-israel-e-ira-e-como-ela-esta-sendo-intensificada-pela-guerra-em-gaza.ghtml. Acesso em: 23 maio 2024.


BERG, Raffi; SPENDER, Tom; BEALE, Jonathan; DEFENCE CORRESPONDENT. Why have Israel and Iran attacked each other?. BBC, [S. l.], p. 1-1, 19 abr. 2024. Disponível em: https://www.bbc.com/news/world-middle-east-68811276. Acesso em: 23 maio 2024.


BORGES, Stella. Por que acordos de paz entre Israel e palestinos falharam ao longo dos anos. São Paulo, 20 out. 2023. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2023/10/20/por-que-tratados-de-paz-fracassaram-entre-israel-e-palestinos.htm. Acesso em: 23 maio 2024.


BROWN, Faye. RAF shot down 'a number of drones' in Iran's attack on Israel. Sky news, [S. l.], p. 1-1, 14 abr. 2024. Disponível em: https://news.sky.com/story/raf-shot-down-a-number-of-drones-in-irans-attack-on-israel-pm-confirms-13115066#:~:text=Rishi%20Sunak%20has%20confirmed%20that,%22dangerous%20and%20unnecessary%22%20escalation.&text=UK%20jets%20shot%20down%20%22a,night%2C%20Rishi%20Sunak%20has%20said. Acesso em: 23 maio 2024.


CNN. Por que Irã e Israel são inimigos? Entenda a origem do conflito: Países trocaram ataques diretos, aumentando tensão internacional sobre guerra ampla no Oriente Médio. [S. l.], 21 abr. 2024. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/por-que-ira-e-israel-sao-inimigos-entenda-a-origem-do-conflito/. Acesso em: 23 maio 2024.


DW – MADE FOR MINDS. Scholz oferece apoio a Israel e proíbe atos pró-Hamas: Chanceler alemão promete punir com o rigor da lei quem glorificar violência contra Israel e bane manifestações pró-terroristas. Ele criticou o silêncio do presidente da Autoridade Palestina, que mais tarde se manifestou.. [S. l.], 12 out. 2023. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/scholz-oferece-apoio-a-israel-e-pro%C3%ADbe-atos-pr%C3%B3-hamas-na-alemanha/a-67076426. Acesso em: 23 maio 2024.


DW. 'Seria uma declaração de guerra': como Irã influencia nos ataques do Hamas a Israel?… - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/deutschewelle/2023/10/18/seria-uma-declaracao-de-guerra-como-ira-influencia-nos-ataques-do-hamas-a-israel.htm?cmpid=copiaecola. [S. l.], 18 out. 2023. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/deutschewelle/2023/10/18/seria-uma-declaracao-de-guerra-como-ira-influencia-nos-ataques-do-hamas-a-israel.htm. Acesso em: 23 maio 2024.


DYER, Evan. Canadian embassy in Syria damaged in Israeli strike on Iranian embassy next door. CBC, [S. l.], p. 1-1, 9 abr. 2024. Disponível em: https://www.cbc.ca/news/politics/canadian-embassy-damascus-damaged-1.7168176. Acesso em: 24 maio 2024.


FERNANDES, Cláudio. Guerra dos Seis Dias: A Guerra dos Seis Dias, que transcorreu entre 5 e 10 de junho de 1967, foi a terceira guerra travada entre o Estado de Israel e os países árabes vizinhos.. [S. l.], [20--?]. Disponível em: https://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/guerra-dos-seis-dias.htm. Acesso em: 23 maio 2024.


FOLHA DE SÃO PAULO. Hamas. [S. l.], [20--?]. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/folha-topicos/hamas/. Acesso em: 23 maio 2024.


G1. Helicóptero de presidente do Irã é encontrado, diz chefe do Crescente Vermelho. G1, [S. l.], p. 1-1, 20 maio 2024. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2024/05/20/buscas-helicoptero-ira.ghtml. Acesso em: 24 maio 2024.


GUITARRARA, Paloma. Liga Árabe: A Liga Árabe é uma organização formada por 22 territórios árabes e que teve origem, em 1945, com o objetivo de ampliar a cooperação e estreitar os laços entre os seus membros.. [S. l.], [20--?]. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/liga-arabe.htm. Acesso em: 23 maio 2024.


HERMAN, Steve; POWELL, Anita. US hails ‘incredible military achievement‘ against Iranian attack on Israel. [S. l.], 14 abr. 2024. Disponível em: https://www.voanews.com/a/biden-returns-to-white-house-as-iran-attacks-israel-/7568957.html. Acesso em: 23 maio 2024.


ILAN. O Acordo de Paz entre Israel e Sudão e os Três Nãos de Cartum. [S. l.], 22 out. 2020. Disponível em: https://israelemcasa.com.br/acordo-de-paz-entre-israel-e-sudao/. Acesso em: 23 maio 2024.


LEÓN, Lucas Pordeus. Entenda a origem do Hamas, grupo islâmico palestino que controla Gaza: Surgimento ocorreu em 1987, após início da primeira Intifada. Brasília, 26 nov. 2023. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-11/entenda-origem-do-hamas-grupo-islamico-palestino-que-controla-gaza. Acesso em: 23 maio 2024.


LOPEZ, C. Todd; DOD NEWS. 16/04/2024. Israel, U.S., Partners Neutralize Iranian Airborne Attacks, [S. l.], p. 1-1, 16 abr. 2024. Disponível em: https://www.defense.gov/News/News-Stories/Article/Article/3742552/israel-us-partners-neutralize-iranian-airborne-attacks/. Acesso em: 23 maio 2024.


MISHRA, Samiran. Explained: How Fallout Of Iran-Israel Conflict Could Impact Global Politics. NDTV World News, [S. l.], p. 1-1, 14 abr. 2024. Disponível em: https://www.ndtv.com/world-news/iran-israel-middle-east-ndtv-exclusive-how-fallout-of-iran-israel-war-could-impact-global-politics-5439290. Acesso em: 23 maio 2024.


MISTO BRASIL. Suspeita da participação do Irã no apoio aos terroristas do Hamas. [S. l.], 12 out. 2023. Disponível em: https://mistobrasilia.com/2023/10/12/suspeita-da-participacao-do-ira-no-apoio-aos-terroristas-do-hamas/. Acesso em: 23 maio 2024.


PINTO, Maria do Céu. Nacionalismo árabe e pan-arabismo. [S. l.], 2016. Disponível em: https://www.oasisbr.ibict.br/vufind/Record/RCAP_41f48cc11dba4d8eafa2776d4319ea48#:~:text=O%20Pan%2DArabismo%20designa%20o,e%. Acesso em: 23 mqio 2024.


PORTO, Douglas; FREUA, Salma. Presidente do Irã morre em queda de helicóptero, confirma mídia estatal. CNN Brasil, [S. l.], p. 1-1, 14 abr. 2024. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/presidente-iraniano-raisi-e-confirmado-morto-apos-acidente-de-helicoptero-dizem-agencias-estatais/. Acesso em: 24 maio 2024.


QIBLAWI, Tamara. The Middle East on the brink again after attack on Iranian consulate. CNN, [S. l.], p. 1-1, 1 abr. 2024. Disponível em: https://edition.cnn.com/2024/04/01/middleeast/syria-iranian-consulate-attack-middle-east-intl/index.html. Acesso em: 22 maio 2024.


REDAÇÃO O ANTAGONISTA. Scholz critica silêncio da Autoridade Palestina e apoio do Irã ao Hamas: Em seu discurso no Parlamento alemão nesta quinta-feira, 12, o chanceler Olaf Scholz criticou as posturas da Autoridade Palestina e do Irã em relação ao Hamas. “Onde está.... [S. l.], 12 out. 2023. Disponível em: https://oantagonista.com.br/mundo/scholz-critica-silencio-da-autoridade-palestina-e-apoio-do-ira-ao-hamas/. Acesso em: 23 maio 2024.


REDAÇÃO. Hamas - Grupo é considerado um dos mais extremistas do Oriente Médio. São Paulo, [20--?]. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/hamas-grupo-e-considerado-um-dos-mais-extremistas-do-oriente-medio.htm. Acesso em: 23 maio 2024.


REGAN, Helen; ALKHSHALI, Hamdi; QIBLAWI, Tamara. Iran vows revenge as it accuses Israel of deadly airstrike on Syria consulate in deepening Middle East crisis. CNN, [S. l.], p. 1-1, 2 abr. 2024. Disponível em: https://edition.cnn.com/2024/04/02/middleeast/iran-response-israel-damascus-consulate-attack-intl-hnk/index.html. Acesso em: 22 maio 2024.


REUTERS. Presidente Ebrahim Raisi será enterrado em cidade sagrada do Irã nesta 5ª feira. InfoMoney, [S. l.], p. 1-1, 23 abr. 2024. Disponível em: https://www.infomoney.com.br/mundo/presidente-ebrahim-raisi-sera-enterrado-em-cidade-sagrada-do-ira-nesta-5a-feira/. Acesso em: 24 maio 2024.


RFI COM AFP. O único lugar da Alemanha é ao lado de Israel, diz chanceler alemão em Berlim. [S. l.], 12 out. 2023. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/rfi/2023/10/12/o-unico-lugar-da-alemanha-e-ao-lado-de-israel-diz-chanceler-alemao-em-berlim.htm. Acesso em: 23 maio 2024.


SILVA, Daniel Neves. Guerra dos Seis Dias: A Guerra dos Seis Dias foi um conflito travado por Israel contra Egito, Síria e Jordânia em junho de 1967. Em seis dias, Israel avançou e conquistou vários territórios.. [S. l.], [20--?]. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/guerra-dos-seis-dias-poder-israelense.htm#:~:text=o%20texto%20abaixo!-,A%20Guerra%20dos%20Seis%20Dias%20foi%20um%20conflito%20travado%20por,ataque%20surpresa%20contra%20o%20Egito. Acesso em: 23 maio 2024.


UNITED States braces for retaliation after attack on Iran consulate. Youtube: KTLA 5, 2024. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JwVHzpKxtAA. Acesso em: 22 maio 2024.


UOL. O que é o Hamas? Conheça origem, significado, objetivos e quem financia. São Paulo, 26 out. 2023. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2023/10/26/o-que-e-o-hamas-conheca-origem-significado-objetivos-e-quem-financia.htm. Acesso em: 23 maio 2024.


VASCONCELOS, Renato. Por que EUA, UE e Israel classificam o Hamas como terrorista e Brasil não? Entenda: Organização palestina é alvo de sanções de vários países, mas falta de condenação pelo Conselho de Segurança da ONU afasta parte da comunidade internacional da definição. São Paulo, 12 out. 2023. Disponível em: https://oglobo.globo.com/mundo/fotos/2023/10/por-que-eua-ue-e-israel-classificam-o-hamas-como-terrorista-e-brasil-nao-entenda.ghtml. Acesso em: 23 maio 2024.


WIKIPÉDIA. Acordos de paz de Oslo. [S. l.], [200-?]. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Acordos_de_paz_de_Oslo. Acesso em: 23 maio 2024.


WIKIPÉDIA. Gamal Abdel Nasser. [S. l.], [200-?]. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gamal_Abdel_Nasser#:~:text=Sua%20maior%20derrota%20pol%C3%ADtica%20e,do%20Sinai%20tamb%C3%A9m%20para%20Israel. Acesso em: 23 maio 2024.


WIKIPÉDIA. Guerra dos Seis Dias. [S. l.], [20-?]. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_dos_Seis_Dias#Os_seis_dias. Acesso em: 23 maio 2024.


WIKIPÉDIA. Hamas. [S. l.], [20--?]. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hamas. Acesso em: 23 maio 2024.


WIKIPÉDIA. Liga Árabe. [S. l.], [20--?]. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Liga_%C3%81rabe. Acesso em: 23 maio 2024.


WIKIPÉDIA. Organização para a Libertação da Palestina. [S. l.], [20--?]. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Organiza%C3%A7%C3%A3o_para_a_Liberta%C3%A7%C3%A3o_da_Palestina. Acesso em: 23 maio 2024.


WIKIPÉDIA. Pan-arabismo. [S. l.], [200-?]. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pan-arabismo. Acesso em: 23 maio 2024.


WIKIPÉDIA. Relações entre Irã e Israel. [S. l.], [201?]. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rela%C3%A7%C3%B5es_entre_Ir%C3%A3_e_Israel. Acesso em: 23 maio 2024.


WIKIPÉDIA. Resolução de Cartum. [S. l.], [201-?]. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Resolu%C3%A7%C3%A3o_de_Cartum#:~:text=Texto%20da%20resolu%C3%A7%C3%A3o,-A%20confer%C3%AAncia%20afirmou&text=A%20confer%C3%AAncia%20concordou%20com%20a,sobre%20todos%20os%20pa%C3%ADses%20%C3%A1rabes. Acesso em: 23 maio 2024.

 


Comments


bottom of page