top of page

O PERIGO IMINENTE DA CALHA NANKAI.


No mundo moderno, repleto de relações conflituosas entres diversas nações, sejam por motivos, religiosos, ideológicos, militares ou outros, não basta preocupar-se com o que políticos ou figuras de renome fazem pelo globo, devemos nos preocupar também com aquilo que está abaixo de nós, a terra.             

O Brasil reside em uma posição geográfica vantajosa tratando-se de desastres naturais, nosso país tropical não sofre com terremotos nem tsunamis, devido a isso as vezes podemos subestimar seu poder, porém outras nações como o Japão certamente não cometem esse erro, dada sua geografia não favorável no tópico. Recentemente a grande preocupação do amado pequeno país do leste asiático com uma das maiores economias do mundo, é referente ao mega terremoto da calha Nankai.

Palavras-Chave: Japão, Asia, Leste Asiático, Terremoto, Desastre Natural.


(AFP TOKYO, 2024)

Calha Nankai


A Calha Nankai é uma formação aquática no fundo do oceano, próxima a costa sudeste do Japão que é formada pelo encontro das placas tectônicas da Eurásia e a das Filipinas, a calha estende-se desde o leste da ilha de Kyushu no extremo sul do país, percorre toda a ilha de Shikoku e encerra-se pouco antes de Tokyo na maior ilha Japonesa de Honshu. A calha como um todo é dividida em 3 maiores partes, sendo elas Nankai, Tonankai e Tokai. (OKUTSU AKANE 2024; NHK, 2024)             

O grande medo existente no Japão é em consequência do terremoto no dia 8 de agosto às 16:48 em horário local na ilha de Kyushu de magnitude 7.1 que segundo especialistas poderia gerar uma reação em cadeia ao longo de toda a Calha Nankai, fazendo-a romper seção por seção resultando em uma catástrofe. Em consequência desse alerta por estudiosos, o governo japonês alertou todo o país para a grande possibilidade de um mega terremoto seguir-se com magnitude máxima estimada em 9 na escala Richter, devido a localização da calha no fundo do mar, prevê-se também um tsunami de mais de 30 metros de altura em rápida sequência. Os danos possíveis são estimados em 320,000 mortes e um prejuízo econômico para a nação de 220 trilhões de Iene, aproximadamente 1.5 trilhões de dólares, valido denotar que tais dados foram providenciados pelo governo japonês em uma estimativa de 2012. (OKUTSU AKANE 2024; NHK, 2024)            

Após pouco mais de uma semana, o governo japonês pronunciou-se novamente acalmando o povo afirmando que o perigo iminente é pouco provável, o alerta estendeu-se para 707 municípios por todo o sul da nação. (NIKKEI Asia, 2024)


(EARTH BLOGS, 2017)

Recorrência Histórica da Calha

Em sua vasta milenar história, o Japão enfrenta terremotos de diversas escalas durante toda sua existência, e apurando dados históricos juntamente de análises geográficas por especialistas, notou-se algo extremamente interessante sobre a Calha Nankai. Segundo especialistas, a calha tem uma recorrência cíclica na história de aproximadamente 90 a 150 anos, ou seja, a cada ciclo, todas as divisões da calha rompem em sequência resultando em catástrofe. (EARTH BLOGS, 2017)             

No ano de 1605 um terremoto de escala 7.9 ocorreu, em 1707 outro com intensidade de 8.6 também foi registrado, em 1854 enfim outro registro, e mais recentemente na história, em 1944 a parte central da calha, Tonankai, rompeu-se e resultou em outra tragedia, dois anos depois, em 1946 a divisão Nankai seguiu e outra catástrofe ocorreu. Entretanto, nos terremotos da década de 40, diferentemente dos outros registros históricos, a parte Tokai da calha não se rompeu, ou seja, continua tensionada desde 1854. Valido notar que alguns historiadores teorizam que esse ciclo de tremores, tenha seu primeiro registro histórico em 684 D.C. e vem repetindo-se desde então. Em consequência disso, especialistas vem apontando para o possível perigo iminente que aguarda a terra do sol nascente, uma vez que muitos acreditam a ruptura da Tokai, servirá como ignição para toda a calha romper-se em seguida, resultando em uma verdadeira tragedia. (EARTH BLOGS, 2017; NHK, 2023)             

Sendo um dos países mais avançados tecnologicamente do mundo todo, o governo japonês, vem investindo em abrigos capazes de proteger civis de terremotos e tsunamis, infraestrutura capaz de suportar fortes tremores, construindo hospitais e providenciando profissionais da saúde e resgate para o eventual desastre. (EARTH BLOGS, 2017)


 (EARTH BLOGS, 2017)

Reflexão


O povo japonês como um todo é mais do que experiente com desastres naturais, a maneira como cada pessoa lida com o problema é diferente, enquanto uns alertam-se com a notícia do iminente desastre o qual pode ocorrer amanhã, daqui a 5 ou 10 anos, outros aceitam a realidade e continuam suas vidas diárias como se não fosse nada.             

No cenário internacional nos preocupamos tanto com figuras notórias, grupos criminosos, políticos, discussões idealistas ou partidárias que muitas vezes sobreolhamos outras questões que são igualmente relevantes. Como brasileiros certamente deveríamos considerar-nos sortudos por termos um problema ao menos com o qual nos preocuparmos. Quando a calha Nankai romper, o Japão, assim como o resto do mundo sentirão seu poder, porém certamente o país do sol nascente conseguirá recuperar-se, e, no entanto, podemos certamente torcer pelo melhor.



Referências Bibliograficas


AFP, TOKYO. Strong earthquake, small tsunamis hit southern Japan with minor damage. Alarabiya News, [S. l.], p. 1-1, 8 ago. 2024. Disponível em: https://www.ctvnews.ca/climate-and-environment/a-powerful-earthquake-hits-off-southern-japan-tsunami-advisory-issued-1.6992835. Acesso em: 6 set. 2024.


EARTH BLOGS. Japan Tokai Earthquake. Earth Blogs, [S. l.], p. 1-1, 3 out. 2017. Disponível em: https://blogs.ubc.ca/uhuh/2017/10/03/japan-tokai-earthquake/. Acesso em: 4 set. 2024


NHK. Japanese govt. to review how it issues mega-quake advisories. NHK, [S. l.], p. 1-1, 26 ago. 2024. Disponível em: https://www3.nhk.or.jp/nhkworld/en/news/20240826_22/. Acesso em: 2 set. 2024.


NHK. Tokyo: Youtube, 2024. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hTDFGwUMPwM&ab_channel=NHK. Acesso em: 5 set. 2024.


NIKKEI ASIA. Japan‘s megaquake alert ends amid no major new seismic activity: Weeklong advisory has been lifted, but government urges public to remain vigilant. NIKKEI Asia, [S. l.], p. 1-1, 15 ago. 2024. Disponível em: https://asia.nikkei.com/Economy/Natural-disasters/Japan-s-megaquake-alert-ends-amid-no-major-new-seismic-activity. Acesso em: 2 set. 2024.


OKUTSU, AKANE. Japan issues advisory over possible Nankai Trough earthquake: Government sees ‘relatively higher‘ chance after 7.1-magnitude temblor off Kyushu. NIKKEI Asia, [S. l.], p. 1-1, 8 ago. 2024. Disponível em: https://asia.nikkei.com/Economy/Natural-disasters/Japan-issues-advisory-over-possible-Nankai-Trough-earthquake. Acesso em: 2 set. 2024.

Comments


bottom of page